Curtir

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Imitar, aprender e fazer sozinho

Grupo de brasileiros cientistas vão para a China aprender sobre inovação nos setores de eletroeletrônico, metal-mecânico e químico.

Interessante é descobrir que, por parte dos chineses, esta idéia de cópia e repetição para que se aprenda a fazer algo é explícita: "Primeiro imitamos, depois aprendemos e, por fim, fazemos sozinhos"

A forma como se manipula a idéia e a estratégia de mercado tem alcançado significativa reflexão entre os investidores (e é interessante entender o Governo do Brasil como grande investidor, visto que nossas riquezas precisam ser bem tratadas, assimilando oportunidades para as próximas gerações, e riscos).


"Essa é uma característica das empresas chinesas nas últimas três décadas. Pegam tecnologias maduras e inovam no fim da curva, mas avançam. São pequenos passos que, somados à massa do mercado interno e ao baixo custo de mão de obra, representam vantagens. Mas as empresas chinesas não estão preocupadas só com o mercado interno, elas nascem pensando em operar no mundo como um todo, globalmente", diz Adriano Proença, professor do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


O governo chinês tem demostrado visão futurista e organização diante dos investimentos em ciência e tecnologia. Um pequeno e interessante caso foi na área de iluminação LEDS.


"Entre o fim de 2008 e o começo de 2009, o governo chinês lançou um programa de incentivo à compra de máquinas de produção de LED. O governo decidiu custear a fundo perdido 50% do valor de cada máquina que fosse instalada na China", diz Camargo. Segundo ele, em 2008 a produção de LEDs na China foi inferior a 1% da produção mundial. Em 2011, a China produziu 14% dos LEDs do mundo e, em 2012, o país será o maior produtor mundial dessa tecnologia de iluminação, com 32% da produção mundial, prevê Camargo. 

Fica aqui nossa parabenização por parte do governo brasileiro em mandar essa expedição ao outro lado do mundo.

Espero que além de tudo, que fique ainda mais claro pro Brasil: educação tem se mostrado o investimento mais seguro nas civilizações do futuro e o alicerce mais seguro nesta construção de uma sociedade bem resolvida.

muito mais detalhes aqui: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=81097

Nenhum comentário:

Postar um comentário