Curtir

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Energia Solar e Carro Elétrico


sempre tive dúvidas [1] quanto ao real alcance da energia solar e [2] das autonomias e desempenhos dos carros elétricos.

(bonitão, o Tesla Rodster além de elétrico tem excelente potência e considerável autonomia com suas 6831 células de íon de lítio)

Esses dados tornam as coisas mais palpáveis:

(para [1]) "Se pegarmos um pedaço de terra nos Estados Unidos semelhante a um quadrado com 128 km de lado, e colocássemos painéis solares por toda a superfície, teríamos energia suficiente para abastecer o país inteiro."

(para [2]) O Elon Musk, economista e físico americano, tá numa empresa que desenvolveu o carro ~elétrico~ que vai de 0 a 100 km/h em 4 segundos e acelera a 205 km/h, com autonomia de cerca de 350km - carro chamado Tesla Roadster.

Realmente, considerando o valor da energia solar e do carro elétrico, temos muito o que dedicar em tecnologia e pesquisa para conseguir torná-los mais acessíveis... Mas é muito diferente de quando apenas cogitamos a possibilidade e não sabemos o quanto já está sendo feito. Uma observação em cima do [1] é que se considerarmos que os EUA é o segundo país do mundo em consumo de energia (atrás apenas do Canadá, segundo a wikipedia), então, podemos ver ainda mais que isso pode ser mais acessível aos demais países (principalmente quando sabemos que ainda há outras fontes de energia que se pode atuar como coadjuvantes de geração elétrica).

Good news.

entrevista do Elon com a revista Veja aqui