Curtir

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sem Partido

Rápido.
Muito bem colocado por Sales Lopes, apartidarismo é diferente de antipartidário. Não somos contra partidos políticos, mas queremos que as pessoas se indaguem sobre a saúde política com o viéis dos partidos. 

Entendeu nada? Vou rebobinar: Muitos como nós enxergamos que os partidos se acomodaram no Sistema. O partidarismo faz com que as pessoas coloquem uma camisa de opiniões sem nem pensar nos problemas inerentes ao próprio partido. O que tem acontecido é que quando alguém apoia, por exemplo, o PT, por algum motivo alienígena, o povo não consegue reconhecer os problemas que o PT tem. Quando apoia o PSDB, idem. E assim vale para todos. 

Apoiar um partido no Brasil tem sido se polarizar numa opinião e muita das vezes submeter-se a um conjunto de aprovações irregulares por "acreditar no partido". Se a galera do PT dissesse NÃO para posições da Dilma (como as greves das Instituições de Ensino Público Federais; os escândalos do mensalão; a COPA, etc); dissessem NÃO para Eduardo &Cia (no processo de sucateamento dos hospitais universitários; no baixíssimo valor de salário dos professores na rede estadual de ensino, etc), talvez, eu conseguiria ver com bons olhos o processo partidário no Brasil. 

O que vemos são pessoas "tentando" defender um sistema, muita das vezes, por estarem de alguma forma envolvidos nele, tendo que "defender o seu" para não perder espaço (para mais detalhes, indica-se leitura do livro "Uma história de rabos presos").

Isso nada tem a ver com os movimentos LGBT, da violência contra mulher, Da Luta Pelo Sertão, etc. Os movimentos de minoria são tão importantes quanto foram o abolicionismo de Zumbi, Nabuco e Luther King.

Quando a gente reconhece que está lutando por pessoas, por condições mínimas de vida, querendo que o processo como um todo funcione BEM, com certeza, vale pensar em deixar um pouco as paixões de lado, às vezes, paixões que nem são tão nossas.

Vocês podem até me convencer o contrário depois, mas não faz sentido alegar que lutar por SEM PARTIDO vai fazer a ditadura se estabelecer novamente. Se um dia voltar (D'us nos ajude que não), não será por esse motivo.

Quem será o líder desse Movimento Nacional? Com quais idéias ele será baseado? Com que filosofia será construído?

Isso só o povo pode responder - e não mais os partidos - espero.