Curtir

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

um chat Cliente-Servidor em Python usando Socket, TCP e Thread


Bem, faz tempo que não escrevo. Tenho feito um curso de férias e tentado ler algo. Aliás, guardei tanta coisa pra ler nessas férias que o meu escalonador anda trabalhando muito. A propósito, de vez em quando ele dá um down(Fernando) só pra me lembrar que estou de férias e me faz acordar só ao meio dia.

Sim, vou logo ao assunto. Como o próprio título da mensagem indica, implementamos um cliente-servidor em python. Um chat que você pode conversar numa rede interna setando qual o IP do servidor. Roda o servidor, depois roda o cliente (dizendo ao cliente qual o IP do servidor).
Feito através de socket e usando tcp.
Aliás, ele está implementado em threads (no servidor e cliente).

Coisa simples que utiliza algumas das ferramentas que Python abstrai. Python quase que não é um linguagem de programação, é um middleware (entre você e qualquer coisa do mundo), rs.
Tô colocando porque talvez ajude quem tiver aprendendo mais sobre a linguagem (feito eu).

Então, lá vai:


Como diz meu amigo Marcelo, o código tá protegido sob GPLv3 (se souber explicar por completo, fora que é mais fácil de compartilhar, distribuir ou melhorar) seta um comentário ai embaixo.

Muita coisa pra comentar, mas sem muita dialética, agora, volto cá depois.

3 comentários: