Curtir

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O Estado x Suas Leis - Parte 1

Fui lavar o carro um dia desses e o magérrimo rapaz que ousava esfregar sua flanela no carro me indagava sobre a forma como a educação dos jovens brasileiros estava se encaminhando. Meio que decepcionado, comentava sobre a lei que fora aprovada que impedia os pais de baterem nos filhos - com risco de serem presos casos desobedecessem. Diante dos comentários - que ao meu ver foram bastante serenos (acho que para mim serenidade é não se abalar quando alguém tem uma opinião diferente da sua) dele. E falou que em meio a poucas sadias oportunidades, são levados à marginalização e são presos. Ai ele falou: "aí vão para os presídios para jovens e lá apanham e são molestados de todo tipo". Pensem, os pais são impedidos de violentarem os jovens mas quando eles chegam nos presídios (ou até mesmo, algumas vezes, quando são abordados pela polícia) são vítimas de todo tipo de violência (mental, sexual, física, etc).
Sou totalmente contra a violência por parte dos pais - julgo que um tapinho e um tapão se configuram violência, mas apesar que na situação onde me encontro, desprovido de poucas técnicas e sem ter lido muito do assunto, não sei se há maneiras educacionais (provadas (empiricamente?) e que funcionem) atualmente.
Enfim, mas é um questionamento totalmente válido. O Estado pode, em sua condição atual, cobrar atitude na sociedade, quando os pais repreendem (vamos pensar na maioria) por acreditarem que estão ajudando, quando em presídios, nossos jovens são vítimas (em vitrine) das violências sociais (onde deveriam estar para se socializar e aprender moral e virtudes)?

Este assunto é bastante delicado, mas vamos nos questionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário